Apneia do Sono (AOS) e o Médico Dentista

O sono tem um papel importante na manutenção da saúde do corpo e da mente. É durante o sono que acontecem as principais funções restauradoras, tais como: a reposição energética e hormonal, a reconstituição tecidular e a síntese de proteínas.
Uma boa noite de sono auxilia na redução de doenças cardiovasculares e diabetes, fortalece a imunidade, ajuda a manter um peso corporal saudável, a consolidar a memória e a regular o humor.
Os distúrbios de sono estão associados a acidentes de trabalho e automobilísticos.
A apneia do sono (AOS) é um transtorno no qual se verifica a paragem parcial ou total da respiração durante o sono.
A terapêutica mais eficaz em casos graves é o uso de CPAP: administração de ar por meio de uma máscara ligada a um aparelho. Em caso de recusa de um CPAP ou em casos leves a moderados, a opção terapêutica ideal é o uso de dispositivos intraorais ou dispositivos de avanço mandibular (DAM) durante a noite.
Confecionados por medida e preparados por Médicos Dentistas com formação em medicina do sono, os DAM provocam o reposicionamento da mandíbula e da língua, mantendo a via aérea superior desobstruída, não são invasivos, são fáceis de transportar e a sua utilização é cómoda. Podem ser usados simultaneamente com um CPAP.
A introdução de medidas higiene-dietéticas, higiene do sono (por ex.: não usar ecrãs luminosos antes de dormir, não consumir álcool à noite, ter horários regulares de sono, etc.), exercícios mio funcionais e fisioterapia, são medidas complementares que deveriam ser implementadas em todos os pacientes,
independentemente do grau de gravidade da apneia.

No caso de apneias posicionais, o uso de aparelhos posicionadores simples pode ser eficaz ou complementar a terapêutica.

Notícias relacionadas