ORTODONTIA

O que é a Ortodontia?

A Ortodontia ( ou Ortodôncia) é a especialidade da Medicina Dentária que tem por objectivo diagnosticar, prevenir e tratar as irregularidades dento-faciais (dentes tortos), que tecnicamente são denominadas mal-oclusões ou má posição dos dentes. O profissional especializado nesta área está preparado para diagnosticar e empregar métodos preventivos, bem como colocar aparelhos correctivos, posicionando os dentes, lábios e ossos com a finalidade de atingir uma boa harmonia e estética facial.

Qual é a idade adequada para ir a uma consulta de ortodontia?

Seis/sete anos de idade é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite diagnosticar e planear qual a melhor altura, para intervir nos pacientes que necessitem de tratamento. A maioria das mal-oclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento.

O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doença gengival devido a maior dificuldade de se higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. Dentes protruídos (dentes projectados para a frente) são mais susceptíveis a traumas e fracturas. Dentes desalinhados ou uma face afectada pela mal-oclusão podem prejudicar a auto-estima da pessoa. Perda de osso em volta dos dentes, dores musculares na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido à não realização de tratamento ortodôntico.

Os adultos podem fazer tratamento ortodôntico?

Sim. Desde que as estruturas em volta do dente estejam sãs, a correcção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. Actualmente, muitos dos pacientes de ortodontia da Klinica são pacientes adultos. Existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos para o tratamento de adultos. A principal diferença entre o tratamento de adultos e crianças/adolescentes é o facto do adulto não apresentar mais crescimento ósseo, o que limita em alguns casos, a correcção total da mal-oclusão em casos de discrepância das bases ósseas, bem como pode ser necessário um tratamento mais prolongado. As discrepâncias significativas de bases ósseas, muitas vezes só são totalmente corrigidas com cirurgias ortognáticas.

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico: fixo ou removível?

Os dois tipos de aparelho são necessários, tendo indicações específicas. Normalmente os aparelhos removíveis são mais indicados antes da erupção de todos os dentes permanentes. Para que o aparelho removível atinja o seu objectivo é necessário que o paciente colabore e utilize o aparelho na maior parte do dia. O aparelho fixo tem um resultado mais previsível por não depender tanto da colaboração do paciente e por permitir movimentos dentários que não seriam possíveis com um aparelho removível

Existem diferentes tipos de aparelhos fixos?

Actualmente, para alem dos clássicos aparelhos fixos metálicos, a Klinica dispõe de aparelhos estéticos em cerâmica (de cor idêntica ao dente), de polisulfona (transparentes), bem como de aparelhos Fixos com Sistema Auto-Ligado Passivo / Passive Self-Ligating Brackets , que utilizam uma tecnologia de vanguarda da Ortodontia actual em que os brackets dispensam a utilização de elásticos ou ligaduras em aço para a fixação do arco metálico, mas sim um fio concebido pela NASA, permitindo tempos de tratamentos menores e mais eficazes.
O Sistema Damon® é uma das técnicas que utiliza este tipo de brackets.

Qual a duração do tratamento?

Depende muito de cada caso. Factores como complexidade do problema, tipo de crescimento da face, idade e nível de cooperação do paciente, interferem no tempo de tratamento. Desta forma, e dependendo destes e de outros factores, o tratamento pode demorar meses ou anos, sendo que, em média duram 2 anos. Após o tratamento da mal-oclusão é necessário o uso de um aparelho removível ou um dispositivo fixo (colado na parte interna dos dentes) para conter os resultados atingidos.

É necessário o uso de aparelho removível após um tratamento com aparelho fixo?

Após a correcção dos dentes mal posicionados através de aparelhos ortodônticos fixos (peças de metal, cerâmica ou acrílico transparente, coladas na parte externa de cada dente) é necessária a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo. Isto é feito para que o tecidos ósseo e gengival se adaptem às mudanças da posição dos dentes. A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos (os fixos são colados na parte interna dos dentes). Nos casos onde são indicados aparelhos removíveis para contenção do tratamento ortodôntico é fundamental a colaboração do paciente para a estabilidade do tratamento.

Os aparelhos ortodônticos provocam dor?

A colocação do aparelho ortodôntico não provoca qualquer tipo de dor, no entanto, nos primeiros dias depois da colocação do aparelho ou após a consulta de manutenção ortodôntica, podem sentir um ligeiro desconforto, principalmente ao mastigar.

E se aparecer uma afta?

Na primeira semana após a colocação do aparelho, é normal acontecer esta situação, sendo facilmente solucionável, colocando cera ortodôntica para evitar o contacto do aparelho com a lesão, e aplicar um gel especifico na lesão, para que esta cicatrize mais rapidamente e sem dor.

O que fazer no caso de um bracket ou uma banda se descolarem?

Se um elemento do aparelho se descolar, não é preocupante, apenas deve ligar para a Klinica e marcar uma consulta com o Ortodontista, de forma a colar o bracket.


O que fazer se uma ponta do aparelho ortodôntico estiver a magoar?
À medida que vai existindo movimentação dentária, é normal que isto suceda. Assim que possível, entre em contacto com a Klinica, de forma a solucionarmos o problema.

Como se faz a higienização de um aparelho ortodôntico?

Como paciente da Klinica, quando colocar algum tipo de aparelho, uma das nossas preocupações é ensinar a higienizar e manter o aparelho ortodôntico. Aos nossos pacientes é cedido um kit de higienização. Os brackets e as bandas são difíceis de limpar, exigindo uma escovagem muito cuidadosa. Será necessário não só de mais tempo, mas também de algum esforço e paciência para uma escovagem diária correcta. Só é possível obter excelentes resultados se o paciente colaborar no tratamento. A escovagem após as refeições e lanches é de extrema importância. Se a escovagem não for bem feita, terá como consequência a ocorrência de mau hálito, gengivite, cáries e manchas brancas permanentes no esmalte, mesmo após a remoção do aparelho.

Seja atendido pelos melhores especialistas!