IMPLANTOLOGIA

Os implantes são feitos de titânio, material biocompatível, ou seja, que se consegue integrar no tecido ósseo. A Klinica PerioImplantológica Rainha D. Leonor utiliza as melhores marcas de implantes do mundo, com mais de 30 anos de estudos e investigação, pois só assim se consegue realizar tratamentos estéticos, seguros e com taxas de sucesso que rondam os 98 %. Com milhares de tratamentos realizados com sucesso e com mais de 15 anos de experiência na colocação de implantes, somos o centro médico de referência na Medicina Dentária.

As vantagens dos implantes dentários são muitas: podem servir de apoio para uma prótese total, fazendo-a mais segura e confortável, sustentar uma ponte fixa ou ajudar na substituição de um só dente sem alterar os dentes vizinhos. Podem substituir as próteses convencionais.

Actualmente é possível substituir dentes perdidos por implantes em praticamente todas as situações, mesmo quando tem alguma limitação novel ósseo.

Na Klinica PerioImplantológica Rainha D. Leonor, os nossos especialistas possuem  técnicas e materiais para reabilitar a maioria dos casos, mesmo os mais complexos.

Perguntas frequentes sobre Implantologia

A falta de dentes pode ser prejudicial?

Sim. A falta de um ou mais dentes leva a um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, podendo causar problemas de mastigação e dores na articulação dos maxilares. Para além disso existe uma perda estética, provocando um envelhecimento precoce da face.

As estatísticas confirmam um sucesso de cerca de 95% ao fim de 20 anos, sendo sempre de ressalvar que os implantes dentários necessitam de cuidados tal como os dentes naturais e que se estes cuidados não forem tomados, a taxa de sucesso pode ser menor.

Com um planeamento adequado, utilização de bons materiais, boa saúde do paciente e condições ideais de higienização oral e manutenção, o implante pode ser definitivo, não existindo necessidade de remoção ou substituição.

Sim, pode prejudicar. Mas fumar não é uma contra-indicação absoluta. No entanto, a taxa de sucesso de um tratamento com implantes num fumador é inferior quando comparada com um não-fumador. Fumar prejudica a cicatrização e o processo de osteointegração do implante, sendo muitas vezes o motivo de falhas do tratamento.

As bactérias que existem na boca são as principais responsáveis pela perda de implantes, tal como as doenças periodontais; se não houver uma boa higiene diária e uma manutenção periódica pelo higienista oral e médico dentista o implante pode falhar. As forças oclusais não correctamente distribuídas também podem ser motivo de perda de implantes.

 

Há algumas contra-indicações para a colocação de implantes dentários, tais como, doenças cardíacas, diabetes não controlada, radioterapia recente, etc. Só a história clínica permitirá ao médico avaliar se é possível colocar ou não implantes. Também não se deve colocar implantes, enquanto houver crescimento ósseo da face (puberdade).

Os benefícios alcançados pelo implante são maiores que os valores do tratamento.
O preço de um tratamento com implantes é variável, dependendo da necessidade ou não de regenerar osso, de “aumentar” a quantidade de gengiva e também do número de dentes a colocar. Para obter um plano de tratamento / orçamento é sempre necessário uma consulta com o Médico Dentista especialista.

Hoje em dia a quantidade de osso não é impeditiva para o tratamento com implantes dentários. Actualmente é possível regenerar osso através de técnicas pouco invasivas e pouco dolorosas, utilizando biomateriais (osso artificial e membrana) ou osso da própria pessoa.

A colocação de um implante é feita sob anestesia local o que significa que não sentirá dor. Para além disso, na Klinica Perioimplantológica, utilizamos técnicas minimamente invasivas, como a Piezocirurgia (cirurgia realizada por ultra-sons). Após o efeito da anestesia o paciente pode sentir uma dor ligeira perfeitamente controlável com analgésicos e anti-inflamatórios.

Os implantes dentários apesar de serem de titânio e cerâmica têm de ter uma higiene perfeita tal como deveriam ter os seus dentes naturais, porque quem perde dentes, pode perder implantes. Os cuidados a ter são muito semelhantes aos dos dentes naturais: escovagem, uso de fio dentário, bochechos com um colutório anti séptico e consultas de manutenção com o Higienista Oral, Tudo isto será explicado pelo seu Médico-Dentista ou Higienista Oral.

A duração do tratamento é muito variável , mas de uma forma genérica podemos dizer que varia de algumas horas para casos ideais (a coroa ou ponte é colocada no mesmo dia da cirurgia) até 1 ano nos casos mais complicados, em que temos de respeitar os tempos de cicatrização e regeneração.

O osso alveolar só existe enquanto temos dentes e quando estes desaparecem o osso começa também a desaparecer e com ele os lábios começam a enrugar dando à pessoa um aspecto envelhecido. As próteses convencionais não conseguem manter o osso, podendo inclusive, caso estejam desajustadas, levar à aceleração da perda óssea. Os implantes dentários ao funcionarem como dentes, impedem a perda de osso e consequentemente atrasam o envelhecimento facial

A outra grande vantagem é o facto de ser uma solução fixa, não corre o risco de lhe “saltarem” os dentes. Pode parecer irrelevante mas é o suficiente para lhe aumentar a autoconfiança e voltar a rir-se como dantes.

Os implantes dentários proporcionam um aumento de auto-estima do paciente, melhorando a sua qualidade de vida já que permite recuperar o sorriso, falar e comer com total confiança e conforto.

Os seus novos dentes têm o aspeto, a textura e a funcionalidade de um dente natural o que significa que vai poder voltar a comer normalmente, vai deixar de esconder os dentes quando se ri ou de lavar as suas próteses às escondidas.
As próteses convencionais removíveis diminuem consideravelmente a capacidade mastigatória que vai ser restituída com a colocação dos implantes. 

Nestes casos a solução passa pela colocação de implantes .O  implante tem na extremidade que fica em contacto com a prótese uma bola que vai funcionar como macho ficando a fêmea na base da prótese que vão permitir que a prótese esteja mais estável. Pode ser usado também um sistema com barras que permite uma maior fixação.

Perguntas frequentes acerca de implantes dentários

Os implantes dentários são a solução para a o meu caso ?

Os implantes dentários são o tratamento mais indicado e seguro para suportar, estabilizar ou reter próteses completas ou parciais e para substituir um ou mais dentes perdidos.

Substituir um dente:

Se precisa de substituir apenas um dente o implante dentário é a alternativa mais eficaz e indicada. Substitui o dente em falta, preserva o osso e não altera os dentes vizinhos. A ponte tradicional neste caso desgasta os dentes naturais e pode fragilizá-los.

Substituição de mais de um dente:

Com a colocação de implantes dentários pode evitar a colocação de próteses removíveis parciais . Além disso , os implantes dentários ajudam a manter a posição dos dentes, evitam a alteração da oclusão dentária e a longo prazo ajudam a manter a sua aparência facial.
Os implantes dentários são os dispositivos mais eficazes para suportar uma prótese total inferior ou superior, pode comer, rir , sorrir com confiança. A prótese total ficará fixa ao implante, para melhorar o seu conforto e durabilidade.

Nem todos os implantes são iguais, na Klinica Perioimplantológica só são utilizados implantes com certificação de qualidade FDA, ISO norte americano, CE e ISO 9001:2000.

Após a colocação dos implantes, é necessária uma dieta cuidada,e evitar algumas atividades mais vigorosas, apenas durante alguns dias. Assim que o implante osteo -integrar com segurança pode ser colocada a coroa ou a prótese. Poderá efetuar a sua higiene oral normal, tal como escovar, passar o fio dentário e deve efetuar os seus check-ups regulares.

Seja atendido pelos melhores especialistas!