PRÓTESE FIXA

Coroas e Pontes

O que são coroas/pontes?

Tanto as coroas como as pontes são tratamentos de prótese fixos. Ao contrário das próteses removíveis, que podem ser retiradas e limpas diariamente, as coroas e as pontes estão fixas em dentes ou implantes existentes e só podem ser removidas pelo Médico-Dentista.

Como funcionam as coroas?

A coroa é usada para cobrir totalmente ou parte do dente por restaurar. Ainda que fortaleça o dente a restaurar, a coroa pode ser usada para melhorar a aparência, forma ou alinhamento. A coroa pode também ser usada como substituto de um dente, quando colocada sobre um implante.

O Médico-Dentista pode recomendar uma coroa para:

•Substituir uma restauração muito extensa onde não resta quase nenhuma estrutura dentária
•Proteger um dente mais fragilizado, evitando deste modo, fracturas
•Restaurar um dente fracturado
•Servir de pilar a uma ponte
•Cobrir um implante dentário
•Cobrir um dente escurecido ou com uma forma menos perfeita
•Cobrir um dente com um tratamento endodôntico

Como é que funciona uma ponte?

A ponte pode ser recomendada quando há falta de um ou mais dentes. Os espaços deixados por dentes perdidos ocasionalmente provocam nos dentes existentes uma movimentação no sentido de preencher dos espaços vazios, resultando numa má mordida. O desequilíbrio causado por falta de dentes também pode conduzir à doença gengival e a disfunções de articulação temporo-mandibular (ATM).
Habitualmente, as pontes são usadas para substituir um ou mais dentes não existentes, ocupando o espaço onde faltam os dentes. As pontes são cimentadas em dentes naturais ou em implantes que limitam o espaço. Estes dentes, chamados de pilares, são usados nas pontes como pilares da prótese. O dente a ser substituído, chamado pôntico, é cimentado nas coroas que cobrem os pilares.

Como é que as coroas e as pontes são feitas?

Antes de uma coroa ou ponte ser feita, tem de se preparar o dente ou os dentes para que se consiga fazer encaixar a coroa ou ponte na perfeição. Depois de preparar o(s) dente(s), o Médico-Dentista fará uma impressão para tirar o molde exacto para a coroa ou ponte. Será também determinada qual a cor dos dentes adjacentes.
Usando esta impressão, o laboratório protético irá realizar a coroa ou ponte no material pedido pelo Médico-Dentista. Será colocada uma coroa ou ponte temporária ou provisória no lugar para cobrir o dente já preparado, enquanto que a coroa ou ponte está a ser produzida. Quando a coroa ou ponte definitiva estiver pronta, a provisória é removida e a nova coroa ou ponte será cimentada no seu dente ou dentes.

Quanto tempo dura uma coroa ou uma ponte?

De acordo com estudos científicos, uma ponte ou coroa pode durar entre 8 a 16 anos. O passo mais importante para garantir a longevidade de uma coroa ou ponte é com uma boa higiene oral. Uma ponte pode soltar-se se o suporte do dente ou do osso que a seguram estiver com alguma doença. Mantenha as suas gengivas e dentes saudáveis, escovando duas vezes por dia com uma pasta flouretada e usando o fio dentário diariamente. Visite o seu dentista ou higienista oral regularmente, para consultas de rotina.

Seja atendido pelos melhores especialistas!